quarta-feira, abril 19, 2006

FIM

Não consigo viver a meio gás. E, no entanto, estou segura da minha fragilidade. Das minhas imperfeições. Gostaria que me ensinassem a fórmula mágica que faz das pessoas poços de bom senso e de certezas. Assumo - não sou perfeita e o meu bom senso deixa muito a desejar. Vivo num estado mitológico puro - fé ou descrença. Contudo, o muito de que sou feita - exageros, contrastes, caracteres que, frequentemente, se antagonizam - não dá o direito à efabulação de juízos simplistas e erróneos.
Talvez tenha - admirável o dom de clarividência de alguns! - a alma enrugada, cheia de cicatrizes. Quem sou eu para desmistificar a imagem que os outros vêem, julgam ver... ou eu mesma criei?! Porém, neste jogo de encenações e malabarismos que é a vida, nesta viagem de inquietantes perguntas, nas linhas, ora direitas ora tortas, com que nos sentenciam e sentenciamos os outros, há sempre um halo de grandeza ainda que acoberto de clandestinidade.
Dizem que as palavras podem estar na origem de situações complicadas se as empregarmos levianamente. Mas serão apenas as palavras fonte de situações dúbias, lamentáveis e dolorosas?E quem, ao empregá-las - ou mesmo não as empregando - atiça venenos quase sempre mortais? Não me doem as palavras. Doem-me as bofetadas que elas arrastam consigo. Dói-me esse sentimento que estilhaça o coração de tal forma que, dificilmente, a melhor da boa vontade o voltará a colocar inteiro. Dói-me a leveza com que, subtilmente, se insinua aquilo que não se tem a coragem de lançar frontalmente. Há momentos, dominados por fortíssimas emoções, em que chegamos a apreciar os nossos inimigos. Com esses estamos precavidos. Com esses sabemos que, a qualquer momento, poderá haver um ajuste de contas. Um vencedor e um vencido.
Há momentos em que nos sentimos tão desoladamente incompreendidos, injustiçados - jocosamente agredidos no que somos, porque somos - que, por mais que elevemos, ao céu, o coração, ele acaba por constatar que Deus está muito longe. E a bondade dos homens… ainda mais.


AMS